Raquel Terto

Diretora de Fotografia, Operadora de Câmera, Roteirista e Assistente de Direção formada em História pela Universidade Federal Fluminense.

 

Trabalha desde 2014 como Técnica em Audiovisual na Ilha de Edição do Laboratório de História Oral e Imagem (Labhoi-UFF/RJ), desenvolvendo as funções de Diretora de Fotografia, Operadora de Câmera e Editora. No laboratório, realizou um total de 06 anos trabalhos de construção de acervo, entrevistas, documentários, gravações de eventos e produção de curtas-metragens.

 

A especialização em Roteiro foi feita na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro em 2019, e a formação de Direção de Fotografia na escola Bucareste Ateliê de Cinema em 2020.

 

Em andamentos, tem dois curtas:

Parresia (2019) - sobre jovens de síndrome de down

Personagens do Pós Abolição (2019) da Professora Giovana Xavier (UFRJ) e Martha Abreu (UFF).

 

E concluídos são 05 curtas-metragens, assinados como Assistente de Direção no projeto Concurso de Cinema Feminino Arezzo & Instituto Dona de Si, em 2019, do Grupo Arezzo da Suzane Pires, que tem como tema o empoderamento e o protagonismo da mulher brasileira:

Sessão Misteriosa ( de Angélica Rodrigues),

De geração em geração (de Cláudia Roberta),

O Homem no escuro (de Samira Ramalho),

O Retrato (de Mirtes Adga Santana)

Superação (de Ana Célia Costa);

 

E lançamento de um site com entrevistas orais e arquivos audiovisuais de/sobre mestres de capoeira da primeira geração no Rio de Janeiro chamado capoeirahistory.com.

 

Atualmente está em fase de conclusão de sua pesquisa no programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense cujo título é "Corpos femininos e narrativas simbólicas afro-brasileiras: cotidianidade e (re)existências nas produções audiovisuais do Coletivo Mulheres de Pedra de Guaratiba".

Link:
tertoraquel.wixsite.com/website

 

Contato:

(21) 99708-8155

terraaquel@gmail.com

ter.raquel@yahoo.com.br