Luciana Cavalcanti

LA PAIRE - Curta 20 mn - ficção - 2010

Sinopse: Keila, dançarina de boate se prostitui ocasionalmente e leva uma vida banal. Lisa, burguesa parisiense que aspira a novas emoções. O encontro entre essas duas mulheres revelará seus segredos.

Exibido em: Cinema Le Nouvel Odeon le 08/02/ 2011 Paris Les bains d’Odessa 23/03/2011 Paris Ciné Club Lumiar - 04/05/2011 Rio de Janeiro MAC (Museu de arte contemporânea)- 18/06/2011 Niteroi

la renaissance - Curta 7mn - ficção - 2011

Exibido em: CCBB (Centro Cultural Banco de Brasil) do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Texto de premiação MFL 2012:

“ La renaissance é de uma objetividade desconcertante. Expele uma atmosfera de mal-estar, quase asquerosa, acerca do personagem principal; um velho atuante e abastado. Seu apartamento é descrito por rápidos fragmentos que decepam o vazio organizado. Bairro burguês de Paris. Foto da criança sorridente. Foto do grupo de soldados também sorridentes. Objetos de antiquário. Mesa art-déco. Abajour de bailarina. E o velho no fundo não abre a boca. Aliás não há diálogos neste curta. A forma teatral é descartada. Os efeitos psicológicos aniquilados. Rigor e pura observação. Estamos diante da engrenagem. Há uma guerra subterrânea. O velho é a raposa. Aeromoças conectam. Distintos rapazes executam. Esquecem malas. É tudo o que se sabe. E pronto. Frio como os quatro mortos. Muçulmanos. Africanos. E uma criança. Sugeridos num plano quase final. Um atentado fascista. O filme alerta. Um alerta. Provavelmente aludindo o partido de extrema direita francês. O Front National. Partido de Marine Le Pen. Com 17% das intenções de votos para as eleições presidenciais em 2012. Segundo pesquisa francesa, o partido prega o nacionalismo. A islamofobia. O antiparlamentarismo. O antimulticulturalismo. E outros antis. São sentimentos que afloram na velha Europa, diz sem falar o curta la renaissance. O curta é tão cruel quanto a constatação. Meticuloso e grave. Nos mínimos detalhes. Por exemplo: A estação do metrô onde ocorre o atentado no curta é BarbèsRochechouart. Estação no miolo multicultural de Paris. A mesma estação, onde, em 1941, registra-se o primeiro atentado envolvendo mortos numa estação. Porém, em 1941, os autores do crime eram da Resistência contra o governo Vichy. A força que ocupava a França. Governo fascista. Colaborador dos nazistas. Avô da extrema direita atual."

Por Manu Sobral

MEMORIAE - Curta 2mn - experimental - 2011

Sinopse: A memória do mundo

Exibido no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos 2012 em Brasília

TROCA DE ENERGIA - Curta 1mn - ficção - 2013

Sinopse: Com novos paradigmas, o terceiro milênio começa com o essencial. Exibido no Concurso Filma Brasil 2013 em São Paulo Concurso com o tema: "Alimentação e energia” - 3° colocado

SERGUEI íntimo – Curta 16mn – documentário - 2013

Sinopse: Em ocasião dos seus oitenta anos, o anjo maldito do rock brasileiro nos abre as portas do seu templo. Um templo repleto de lembranças e cartazes míticos, lugar ideal para um tête-à-tête inédito.

Exibido em: Site Porta Curtas Canal Curta MAC (Museu de arte contemporânea) - adquirido pelo Canal Brasil

história de Paris - curta 10mn - ficção - 2015

Sinopse: Sem emprego, sem moradia e uma vida angustiante no monótono inverno parisiense. Roubar uma identidade para se reconstruir ou simplesmente descobrir num livro a vida de Alba, uma história entre tantas outras. Um olhar intimista sobre a crise econômica mundial.

Exibido no Short Film Corner Cannes 2015

Carne Orgânica - Curta 10 mn - ficção - 2018

Sinopse: Um jantar entre amigos em um Brasil divido e governado pela extrema-direita.

"Ninguém vai acreditar em você" - 45 segundos - ficção 2018

Sinopse: Pedagogia de um feminicídio.

Contato:

lucavalcantiph@gmail.com