Louise Botkay

Louise Botkay estudou na Escola nacional de cinema da França (FEMIS) e filmou em países como Haiti, Congo, Níger, Chad, Holanda, França e Brasil. Realiza filmes em diferentes mídias, usando tanto telefone celular quanto vídeo e película super-8, 16 e 35 milímetros, que são revelados artesanalmente pela própria artista.

 

Seus trabalhos foram selecionados e premiados em festivais de cinema, como Festival de Oberhausen, Semana dos Realizadores, Fid Marseille, Festival Kinoforum, Rencontres internacionales Paris Berlin, Fespaço, Festival Janela Internacional de Recife. Expôs seus trabalhos no MAM-RJ, galeria A Gentil Carioca, Christopher Grimes Gallery, Videobrasil, entre outros.

 

Recentemente, recebeu o prêmio E-flux na competição internacional do festival de Oberhausen 2016. Seu filme VertièresI II III foi eleito um dos dez melhores filmes de 2015 pela revista Artforum na seleção da curadora e teórica Nicole Brenez.

 

Em 2016 recebeu uma sessão retrospectiva na Mostra do Filme Livre, um prêmio pela obra e uma retrospectiva de seus filmes abriram o festival Cachoeira.doc.

 

Como diretora de fotografia trabalha com documentário e ficção, tendo desenvolvido uma carreira entre a França e o Brasil.

Link:
https://vimeo.com/user4736593

Contato:

louizebotkay@gmail.com